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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oficina do R


Já agora, UMA interessant atividade para o trabalho com os diferentes sons e diferentes posições da letra R. Trata-se de umha atividade interessant que possuia por Observações o trabalho com UM das regularidades ortográficas:

ESCRITÓRIO DO R
1ª) Inicialmente, chamar a Atenção dos Alunos para o fato de que a letra R pode representar Dois sons diferentes: na garganta [h] (r forte), ou na ponta da língua [r] (r macio).
2ª ) Em seguida, distribuir UMA folha xerocada, contendo 24 Desenhos de objetos escritos com R.
Pedir que recortem todos os 24 objetos, separando-os em duas colunas: na primeira, colocar os objetos cujos nomes São falados com R na garganta [h] e, no segundo, colocar os objetos cujos nomes São falados com o R na ponta da língua [r].
[h] [r]
RodoCarro relogio Serrote Rato Barriga Rádio Roda Rei carroça
Burro Rio beterraba
Macarrão Rede Cenoura Arara Urubu Peneira
Cadeira
Vassoura Coração
mamadeira Nariz 3º) afixar as gravuras no livro dos aprendizes e / ou no painel da sala, incentivando-os a recortarem outras gravuras para ampliar o mural. 4º) Divulgar UMA folha com 24 palavras, em Quai o R aparece nos mais diversos ambientes, dentro da Palavra. Pedir que recortem todas as palavras e as classifiquem, Nessa Ordem:  R no início da Palavra: rato, roda  R no final da sílaba: porta, carta, argola, mar, vender, devagar.  R entre vogal nasal e outra vogal : Henrique, honra, enrola.  R entre consoante no final da sílaba anterior e vogal: Israel, desrespeito.  R entre consoantes e vogais: cravo, pranto.  R ou RR entre vogais (intervocálico): máscara, carrinho de mão, carrinho, caro, parede, murro, Europa, errado, corrente, parente. 5º) Levar os Alunos a perceberem que tanto or, quanto o rr, São grafados entre vogais, portanto o ambiente Não é suficiente para decidir qual regra deverá ser usada. Deve-se, entao, observar a pronúncia: [h]: carreta, carroça, errado, corrente, rato, rádio, relogio. [r]: máscara, parede, Europa, caro, parente. 6º) Formular UMA regra para cada grupo de palavras. As regras deduzido deverão ser colocadas no painel e nos cadernos das Crianças, juntos com os exemplos. A partir daí, toda Palavra que aparecer deverá ser acrescentada aos exemplos do painel e do caderno. Sempre que necessario, o professor deverá chamar a Atenção dos Alunos para a raça da escrita da Palavra, ou sejas, Qual regra está a ser utilizada.











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